Início Alagoas Maceió: conheça tudo sobre a magnífica capital do estado de Alagoas!

Maceió: conheça tudo sobre a magnífica capital do estado de Alagoas!

2151
0
COMPARTILHAR

Maceió é a capital do Estado de Alagoas, e nela se encontram belezas naturais inigualáveis. Dona de um charme incomparável, Maceió oferece aos seus visitantes tudo o que eles desejam para umas férias de sonho. Se ainda não conhece a cidade, vale a pena ler esse guia completo que preparamos para você.

Sobre a cidade de Maceió

O município de Maceió está situado na microrregião homônima e na mesorregião do Leste de Alagoas. Com uma área total de 511 km quadrados, este município engloba uma grande variedade de atrações, sendo as suas praias e lagoas as mais procuradas.

Maceió faz divisa com as cidades de Rio Largo, São Luís do Quitunde, Satuba, Paripueira, Marechal Deodoro, entre várias outras, sendo a BR-101, BR-316, BR-104 e AL-101 as vias de acesso.

Com uma temperatura média anual rondando os 25 a 29 graus centígrados, é o clima perfeito para passar umas férias com um clima agradável e ameno.

Maceió conta com, aproximadamente, 100.000 habitantes (cem mil habitantes), o que faz dele o município mais populoso do estado de Alagoas. As pessoas são exemplares, de um carácter único. Humildes, bem-humorados, e sempre prontos a ajudar. Esse é o povo de Maceió, que une as origens e tradições à modernidade.

Maceió tem ainda um arquipélago, o qual é constituído por um conjunto de 9 ilhas – Bora Bora, Irineu, Almirante, Fogo, Um coqueiro Só, Cabras, Santa Marta, e Andorinhas. Aqui se encontra um dos mais famosos complexos hoteleiros, sendo um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas.

O município conta com um Aeroporto Internacional, sendo assim um dos grandes centros turísticos brasileiros.

Um dos grandes trabalhos elaborados pela capital foi o travamento da violência. Os últimos anos foram de queda acentuada dos crimes e violência, retirando a capital do ranking dos mais perigosos. Uma vantagem para o turismo, pois as pessoas se sentem em segurança.

As praias de Maceió

Todas as praias de Alagoas são muito famosas por sua beleza, mas as de Maceió, em particular, são ainda mais belas.

Tem várias praias completamente desertas, como a Praia do Carro Quebrado, a Praia Ponta do Gamela, ou a Praia de Ipioca.

Tem também outras praias urbanas, bem movimentadas, e com uma infraestrutura destinada a turistas bem grande e diversificada, como é o caso da Praia da Avenida, a Praia de Maragogi, ou a Praia de Coruripe.

Todas elas são de uma beleza natural ímpar, e não existem outras iguais. Esta região é protegida por recifes, o que faz com que as praias do município formem lindas piscinas naturais.

Por exemplo, a Praia de Pajuçara é considerada uma das que possuem as piscinas naturais mais bonitas do mundo, sendo que elas se encontram a cerca de 2 km da costa, tendo sido formadas por conta dos anéis de recifes de corais.

Além das piscinas naturais, em várias praias do município pode praticar diversos esportes náuticos, como o mergulho, windsurf, ou surf.

No litoral sul do município destacam-se as praias de Coruripe, do Delta do São Francisco, das Dunas do Marapé, da Lagoa do Pau, de Pontal do Peba, e a Praia do Gunga.

No litoral norte destacam-se as praias da Ponta do Gamela, do Carro Quebrado, da Ilha da Croa, de Japaratinga, de Maragogi, do Passo de Camaragibe, e de São Miguel dos Milagres.

Já no centro de Maceió podemos destacar as praias de Guaxuma, de Ipioca, do Pontal da Barra, de Ponta Verde, da Avenida, de Cruz das Almas, de Sete Coqueiros, de Jatiuca, da Barra de São Miguel, do Francês, de Paripueira, da Sereia e do Sonho Verde.

As lagoas de Maceió/Alagoas

Em Maceió formou-se, por várias centenas de anos, vários terrenos alagados, os quais se constituíam por causa do acúmulo de sedimentos que eram trazidos pelo rio Mundaú e pelo rio Paraíba do Meio. De tal forma se foram acumulando que acabaram por fechar as fozes destes rios, formando as Lagoas Mundaú e Manguaba.

A cidade cresceu ao redor destes alagadiços e restingas, que deixam a paisagem de Maceió ainda mais especial e deslumbrante.

A lagoa Mundaú fica no Pontal da Barra, a apenas 4 km do centro de Maceió, e tem dezenas de pequenas ilhas, as quais poderá conhecer nos passeios de barco pela Lagoa.

Já a Lagoa de Mangaba é a maior de todo o Estado de Alagoas, contando com um total de 34 km quadrados. Os passeios por essa lagoa levam-no a passar por várias ilhas e ilhotas, sendo que elas são os principais atrativos de Mangaba. O encontro das águas doces da lagoa com a água salgada do mar tornam a paisagem natural simplesmente inesquecível.

Tem também a charmosa Lagoa da Anta, na praia da Jatiúca, que embora seja bastante mais pequena, vale muito a pena por se encontrar bem de frente para a praia.

Pontos turísticos de Maceió

pontos turisticos de maceio

Existem vários pontos turísticos em Maceió, os quais vão mais além das praias e lagoas. São diversos os monumentos da capital, e alguns deles não pode deixar de ir.

Desde monumentos, a museus, mirantes, e teatros, a capital de Alagoas é um mundo a ser descoberto.

De entre os mais importantes podemos destacar os seguintes:

  • Catedral Metropolitana de Maceió – Construída em 1840, e inaugurada em 1849. O edifício engloba vários estilos arquitetônicos distintos, como o neoclássico e o coríntio.
  • Biblioteca Pública Estadual de Alagoas – Com mais de 90 mil títulos, esta Biblioteca é casa de obras de arte raras, tendo livros únicos. Atualmente também se fazem exposições, e vários programas pró literacia.
  • Centro Budista Kunzang Ling – Um dos mais importantes pontos de encontro dos Lamas do Tibete, este centro conta com algumas visitas importantes. O próprio edifício, em si só, vale a pena a visita.
  • Mirante de São Gonçalo – Situado no centro de Maceió, o mirante é perfeito para quem adora tirar fotos a paisagens. Dali pode ver o mar esverdeado (típico da região) banhando todo o litoral, assim como o porto e o bairro histórico.
  • Museu Théo Brandão – Entre Jaraguá e o centro de Maceió encontra um dos mais belos museus do Brasil, onde conta um pouquinho da história do Estado de Alagoas. Hoje este museu está localizado no Palacete dos Machados.
  • Museu de arte sacra de Marechal Deodoro – Situado num grande convento franciscano do século XVII, esse museu não pode faltar no roteiro de viagem. Além da beleza do espaço, ali poderá ver uma coleção de raros exemplares da iconografia religiosa da era colonial brasileira.
  • Palácio do Governo – Floriano Peixoto – O edifício já foi sede do governo, e já foi mesmo residência de vários governantes do estado. Só há poucos anos passou a museu. Atualmente pode fazer uma visita guiada ao palácio, sendo mesmo um dos passeios culturais mais procurados na cidade.
  • Memorial Pontes de Miranda – Bem no centro da cidade, este edifício instituído em 1994 preserva e divulga toda a obra do grande jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda.
  • Museu dos esportes – Fundado no início da década de 90, por Lauthenay Perdigão, este museu é ponto de encontro de vários amantes de esportes que viajam até à capital alagoana.
  • Museu instituto histórico e geográfico – Instalado em um edifício dos finais do século XIX, este museu foi uma antiga residência de Américo Passos Guimarães. Aqui encontra pinturas valiosas, assim como vários documentos históricos, peças e objetos que haviam pertencido a cultos afro-brasileiros, tendo sido mesmo considerada a mais completa coleção do país.
  • Teatro Deodoro – Construído no início do século XX, este teatro é point obrigatório de todos os amantes desta arte. Uma das salas foi construída em estilo neoclássico, onde conta com um palco italiano, poltronas, camarotes, frisas, e um fosso para a orquestra. O teto é todo detalhado em bronze, e nele se encontra um lustre lindíssimo.

Esses são apenas alguns dos pontos turísticos mais importantes da capital de Alagoas, mas muitos outros existem, e por isso vale a pena uma visita atenta a todos os recantos da cidade.

Restaurantes em Maceió

restaurantes em maceio

Existe uma grande variedade de restaurantes em Maceió, podendo encontrar vários tipos de culinária. Tem desde os típicos quiosques que servem as comidas da região, a restaurantes de topo, de cozinha internacional, como é o caso do Restaurante Maria Antonieta (comida italiana), Restaurante Wanchako (comida peruana), ou o Restaurante Espaço Vera Moreira (pratos influenciados pela culinária francesa).

Pratos típicos de Maceió/Alagoas

Maceió é uma cidade do litoral, e por essa mesma razão os pratos com frutos do mar e pescados são especialidade da região.

pratos tipicos de alagoas

A qualidade dos frutos do mar é excelente, e se está de visita a Maceió, não pode deixar de experimentar pratos como:

  • maçunim
  • sururu
  • carapebas
  • lagostas
  • cavalas fritas
  • camarões cozidos à água e sal
  • peixadas com pirão e regadas ao molho de pimenta

Aqui as origens indígena e africana são muito fortes, e estas também influenciaram bastante na culinária e gastronomia local. Foi dessas origens que saiu a tapioca, a massa puba, o cuscuz de milho, o arroz doce, o inhame, a batata doce, o beiju, a macaxeira com carne de sol, o pé de moleque, o grude de goma, o canjica, o munguzá, e a famosa pamonha.

Vale a pena também experimentar e se deliciar com as frutas nordestinas. Entre as mais famosas estão:

  • sapoti
  • pitanga
  • abacaxi
  • manga
  • jaca
  • mangaba
  • banana
  • pinha
  • caju
  • graviola
  • acerola
  • cajá

Hotéis e pousadas em Maceió

hoteis em maceio

Toda a região oferece uma ampla variedade de hotéis e pousadas, desde luxuosos a mais modestos. Os preços dos hotéis de 3 estrelas está rondando, em média, os 164 reais. Já os hotéis de 5 estrelas rondam os 300 reais.

No centro da cidade a oferta é muito variada, mas encontra em cada uma das praias vários hotéis e pousadas junto à orla, salvo raras exceções (só nas praias desertas é que tem um pouquinho mais de dificuldade em achar alojamento).

Aluguéis em Maceió

Maceió tem vindo a ser procurado cada vez mais pelos turistas, e por isso mesmo a oferta de casas de veraneio tem vindo a aumentar também.

Para aqueles que estão viajando com a família toda, e querem poupar mais algum dinheiro, alugar uma casa ou apartamento por lá pode ser uma excelente escolha.

O preço é bastante inferior aos hotéis e pousadas, além de ser bem fácil encontrar um sitinho para alugar.

Em todas as praias encontra apartamentos e pequenas casas que se encontram para aluguel para temporada, estando dedicadas a esse fim em exclusivo, especialmente durante a alta temporada.

No entanto, vale lembrar que deve sempre buscar informações junto de uma agência imobiliária. Eles saberão indicar quais as melhores opções para o local pretendido.

Festas típicas de Maceió

Existem algumas festividades realizadas todos os anos em Maceió que são um motivo de visita mais do que suficiente. O Maceió Forró e Folia é um dos exemplos das grandes festividades que ocorrem na cidade, chamando até lá milhares de amantes deste gênero musical.

Outro evento super aclamado é o Maceió Music Festival. São milhares de visitantes de todo o país durante o evento, os quais invadem as ruas da capital alagoense para aproveitar o que de melhor a música tem para oferecer.

Outros eventos importantes são as festas de natal e réveillon, sendo de destaque o Réveillon Absoluto, o Allure, o Réveillon Paradise, e o Réveillon Celebration.

As festas juninas também são fantásticas na capital do estado de Alagoas. Encontra por toda a cidade os arraiais, chamados de palhoções, onde poderá degustar os pratos típicos da região, ao som da música trazida por sanfoneiros e bandas de forró, e onde pode aprender a dançar a quadrilha.

O Carnaval também não pode faltar, sendo o mais famoso o de Pajuçara, mantendo a tradição dos carnavais de rua bem viva.

Sem dúvida, Maceió é uma cidade deslumbrante, a qual encanta todos os seus visitantes por conta de seus museus, edifícios, praias, lagoas, e paisagens magníficas, mas também pelas suas gentes, que deixam qualquer pessoa apaixonada.

Se ainda não conhece a capital de Alagoas, marque nos seus planos futuros uma viagem até Maceió, a terra onde todos os sonhos se tornam realidades!

Maceió: conheça tudo sobre a magnífica capital do estado de Alagoas!
5 (99.13%) 69 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: