Início Lagoas Lagoa Mundaú: um belo passeio de barco e um lindo pôr-do-sol

Lagoa Mundaú: um belo passeio de barco e um lindo pôr-do-sol

2954
0
COMPARTILHAR

Se está buscando um lugar onde pode se unir perfeitamente com a natureza, esse lugar é a Lagoa Mundaú. Localizada no estado de Alagoas, ela é cada vez mais famosa entre os brasileiros, muito pela beleza natural que ela oferece aos seus visitantes. Ainda não conhece? Veja as belezas que Maceió ainda tem para lhe oferecer!

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Lagoa Mundaú
Fonte da imagem: www.agenteviaja.net

Sobre a Lagoa Mundaú

O nome Mundaú teve a sua origem no povo tupi, cujo significado é “água de ladrão”. A lagoa tem uma área de aproximadamente 23 quilômetros quadrados e ela se une com o oceano através de uma rede de canais, a qual corta a planície da região, fazendo com que se formem dezenas de ilhas pequenas.

A região tem um imenso manguezal, e lá encontra uma variedade muito grande de vida marinha, especialmente moluscos, peixes e crustáceos.

Assim, esta lagoa se apresenta como um dos maiores ecossistemas de Alagoas, mas também se apresenta como uma importante região histórica, social, econômica, e cultural.

Embora a Lagoa apresente uma beleza inigualável, ainda tem vários problemas de poluição que precisam ser resolvidos o quanto antes. É lá que se fazem dos despejos de dejetos que vêm do sistema de esgoto de todas as cidades vizinhas, especialmente de Maceió.

Assim como a Lagoa Mundaú, outros ecossistemas da região se encontram comprometidos por causa da poluição, como é o caso do Riacho Salgadinho.

Além disso, esta beleza da natureza tem vindo também a sofrer bastante com o assoreamento, e já se verificam alguns trechos que são tão rasos que tornam a viagem de canoas e escunas mais difícil.

Por isso é conveniente que viaje sempre com pessoas que conheçam muito bem o local, ou poderá ficar encalhado em um desses pontos mais rasos.

Mais a sul da cidade poderá encontrar outras lagoas, como a Lagoa Manguaba.

Onde fica a Lagoa Mundaú

A Lagoa Mundaú está localizada entre os municípios de Santa Luzia do norte, Maceió e Coqueiro Seco.

Como chegar na Lagoa Mundaú

Existem alguns passeios de barco que o levam até à Lagoa Mundaú. Um deles é feito a bordo de saveiros, e o passeio tem uma duração de aproximadamente 4 horas. O passeio é também conhecido como passeio às nove ilhas, pois efetivamente a Lagoa do Mundaú é constituída por nove pequenas ilhas, cada uma com sua beleza própria.

Para pegar os barcos para lá deverá dirigir-se até ao bairro do Pontal da Barra. Não deixe de ver o trabalho das rendeiras mais famosas do país, que aí trabalham.

O que fazer na Lagoa Mundaú

O passeio até à Lagoa Mundaú é imperdível. Durante o trajeto, os guias turísticos vão relatando as histórias de cada uma das ilhas que compõem a Lagoa, assim como a história dos proprietários.

Poderá obter várias informações também de alguns dos animais que habitam a região.

O passeio conta com duas paradas. Uma delas é na Ilha do Carlitos, e outra numa das praias da Lagoa. Ver as águas da lagoa se unindo com o mar na praia é um espetáculo que não pode perder de jeito nenhum.

Estando na praia pode aproveitar para dar uma caminhada, e até pode mergulhar no mar e na lagoa. Ficar sentado na areia clara e fina, admirando a paisagem deslumbrante também é uma excelente escolha para se refugiar do estresse da vida cotidiana.

Na praia tem um quiosquezinho onde pode beber uma cerveja, ou um refrigerante, e comer um queijinho coalho assado que é uma delícia.

Na Ilha do Carlitos tem um restaurante, bar, uma piscina, e vários banheiros.

Assistir ao pôr do sol na Lagoa Mundaú é o desfecho perfeito para esse passeio. É umas das paisagens mais bonita no mundo inteiro. Pode acreditar!

Lagoa Mundaú: um belo passeio de barco e um lindo pôr-do-sol
4.8 (95.56%) 9 voto[s]
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: