Início Pontos Turísticos Biblioteca Pública Estadual de Alagoas: 150 anos de história contada através de...

Biblioteca Pública Estadual de Alagoas: 150 anos de história contada através de arquitetura e literatura!

1324
0
COMPARTILHAR

Com mais de 150 anos de história, a Biblioteca Pública Estadual de Alagoas é um dos pontos turísticos obrigatórios para aqueles que estão de visita a esse Estado, assim como a Catedral Metropolitana. Situada em Maceió, este edifício conta com aproximadamente 100 mil títulos, sendo que alguns deles são verdadeiros tesouros.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Biblioteca Pública Estadual de Alagoas
Fonte da imagem: www.cultura.al.gov.br

Sobre a Biblioteca Pública Estadual de Alagoas

A Biblioteca Pública Estadual de Alagoas foi construída em 26 de junho de 1865, mas o edifício já havia sido construído entre 1844 e 1849, na altura a casa de José Antônio de Mendonça, ficando conhecido como o Palacete do Barão de Jaraguá.

Com aproximadamente 100 mil títulos, entre livros, jornais, revistas e cordéis, um se destaca de todos os outros pela sua tamanha importância: o Terra dos Alagoas, de Adalberto Marroquim, escrito em 1922. Este é um verdadeiro registro histórico do estado alagoense, onde constam a cultura, o clima, as condições geográficas, entre tantas outras informações valiosas sobre o estado desde o início da sua colonização.

Atualmente existem vários programas destinados a levar a leitura e a literatura para mais perto da comunidade, fazendo trabalhos em hospitais, escolas, e locais onde os livros nunca chegam.

Em 2010 iniciaram uma reforma estrutural, concluída em 2014, que transformou a Biblioteca numa estrutura moderna, informatizada e acessível a todos. Também o acerco for restaurado, tendo sido investido aproximadamente R$3,4 milhões pelo Estado e pela Fundação Biblioteca Nacional.

São 54 ambientes diferentes, os quais se encontram divididos em salas de livros, setores administrativos e salas de exposições.

Foram também instalados dois telecentros, assim como um setor em braile, e adicionaram um acervo de obras raras, e o Memorial Graciliano Ramos e o Memorial da Biblioteca Pública Estadual.

Onde fica a Biblioteca Pública Estadual de Alagoas

Localizada bem no centro de Maceió, na Praça D. Pedro II nº 57, a Biblioteca Pública Estadual de Alagoas é parada obrigatória para aqueles que visitam o centro urbano. Não existem desculpas para não entrar e ver de perto as relíquias que a Biblioteca guarda.

Como chegar na Biblioteca Pública Estadual de Alagoas

Para chegar à Biblioteca Pública Estadual de Alagoas deve seguir até ao centro. Se estiver vindo do litoral, pela Avenida da Paz, deverá pegar a Rua do Imperador, onde encontra a Praça do lado esquerdo, e a Catedral do lado direito.

Vindo do lado de Pitanguinha, deverá seguir pela AL-104, saindo para a Av. Moreira e Silva e descendo a Rua do Comércio até chegar à Praça.

Vindo de Ponta Grossa, deverá tomar a Avenida Senador Rui Palmeira até à Avenida Silvestre Péricles de Goés Monteiro, que termina na rua do sol, bem junto à Biblioteca.

Se estiver vindo do lado oposto, deverá seguir pela Avenida Comendador Gustavo Paiva, depois a Rua Comendador Calaça e a Rua Barão de Atalaia até chegar à Praça Dom Pedro II.

O que fazer na Biblioteca Pública Estadual de Alagoas

A Biblioteca oferece várias salas de leitura, podendo passar bons momentos lendo as obras disponíveis em papel. Tem alguns livros que são verdadeiras obras-primas da literatura, e são bem raros de achar. Por isso vale a pena sentar por lá, pegar um livro, e desfolhá-lo, descobrindo as histórias fantásticas que existem por aí.

A Biblioteca também oferece algumas exposições. Poderá dirigir-se a uma das salas destinada a essa atividade, e quem sabe não se surpreende com uma exposição que esteja na altura da sua visita!

A biblioteca só funciona durante a semana, das 9 horas da manhã às 5 horas da tarde. Por isso guarde um tempinho para uma visita dentro desse horário.

O centro de Maceió oferece uma grande variedade de edifícios para visitar, sendo a Biblioteca Pública Estadual de Alagoas um ponto de referência que não pode faltar no seu roteiro! Desfrute!

Biblioteca Pública Estadual de Alagoas: 150 anos de história contada através de arquitetura e literatura!
5 (100%) 5 voto[s]
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: