Início Lagoas Lagoa do Roteiro: um tesouro da natureza no litoral sul de Alagoas

Lagoa do Roteiro: um tesouro da natureza no litoral sul de Alagoas

1606
0
COMPARTILHAR

A Lagoa do Roteiro está localizada no município com o mesmo nome, no litoral sul de Alagoas. O município do Roteiro faz fronteira com a Barra de São Miguel ao norte, e com Jequiá da Praia ao sul, o que torna a visita a esta lagoa ainda mais incrível. Veja tudo sobre essa linda lagoa nesse artigo!

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Lagoa do Roteiro
Fonte da imagem: www.gungaporanga.com.br

Sobre a Lagoa do Roteiro

Cheia de coqueiros, a Lagoa do Roteiro leva as suas águas até à ponta do Gunga, onde lá fazem o encontro com as águas atlânticas.

Até ao século XIX, esta região era habitada por uma tribo indígena, os Caetés. Eles encontraram aqui uma riqueza ímpar, por ter o mar, mas também o Rio São Miguel e a Lagoa do Roteiro. Isto permitia que eles tivessem terras muito ricas para a agricultura, mas também era um cenário perfeito para a pesca.

Esta zona fazia parte da propriedade de Francisca Albuquerque, conhecida como Sítio Livramento.

Já nos inícios do século XX, a população construiu uma capela em honra à padroeira da cidade (Nossa Senhora do Livramento) que ainda pode ser visitada pelos turistas.

O município passa a chamar-se Roteiro devido aos jesuítas que visitavam a região. Isto porque eles encontraram o Roteiro do Bispo D. Fernandez Sardinha em suas imediações. Este Bispo havia sido devorado pelos canibais da tribo Caeté em Coruripe.

Foi já na segunda metade do século XX que a região conseguiu a independência, quando passa a categoria de Vila. Os grandes feitores foram os líderes Nemésio Gomes da Silva, Diney Torres e Abelardo Lopes.

Hoje em dia, todo o município tem a sua economia voltada para a agricultura, principalmente
para a cana-de-açúcar. No entanto, por causa da beleza da região, o setor do turismo tem tido um grande crescimento. Não só as lindas praias, mas também lagoas e rios.

Onde fica a Lagoa do Roteiro

Localizada no município do Roteiro, perto da Praia do Gunga, a Lagoa do Roteiro é um dos destinos turísticos mais procurados da região pela sua beleza natural.

Como chegar na Lagoa do Roteiro

Tem algumas estações próximas à lagoa do roteiro, então vale sempre colocar a hipótese de viajar de ônibus.

Da capital à Lagoa do Roteiro é uma viagem que dura aproximadamente 45 minutos, devendo seguir pela AL-101 sul.

O que fazer na Lagoa do Roteiro

Vários turistas procuram a Lagoa do Roteiro para a prática de esportes. De fato, lá se realizam várias atividades esportivas, então vale a pena a visita, principalmente pelos amantes de esportes náuticos.

Os passeios de barco também são imperdíveis. Por causa da grande extensão da lagoa, cuja paisagem é magnífica, cheia de vegetação, esses passeios são o ponto alto da visita ao município.

É possível alugar barcos privativos para fazer o passeio, e essa é a melhor opção. Uma parada na coroa no meio da lagoa é indispensável, especialmente para quem adora um banho de mar.

As falésias da lagoa são lindas, especialmente as que ficam junto do Hotel Gungaporanga. Por causa de o terreno ser sedimentar, as falésias ficam com tons coloridos, deixando a paisagem deslumbrante.

Durante o passeio de barco não deixe de ir aos recifes que separam a lagoa do oceano. Lá se formam piscinas naturais belas, onde pode ver os peixinhos com várias cores e os corais. Um monumento da natureza!

Quando a maré está baixa se forma uma pequena ilha, onde barcos improvisam barracas para servir os turistas que param por lá.

A visita à Praia do Gunga não pode faltar. Por ter areia branca, e o mar adotar vários tons de azul e verde, fazem com que ela seja considerada uma das mais belas praias brasileiras.

O que está esperando para visitar a Lagoa do Roteiro? Reserve já esse final de semana, porque uma beleza dessas não pode perder!

Lagoa do Roteiro: um tesouro da natureza no litoral sul de Alagoas
5 (100%) 69 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: