Início Lagoas Lagoa Manguaba: conheça a maior lagoa do litoral sul de Alagoas!

Lagoa Manguaba: conheça a maior lagoa do litoral sul de Alagoas!

4315
0
COMPARTILHAR

Ainda não conhece a Lagoa Manguaba, localizada na região de Pilar e Marechal Deodoro? Veja tudo o que pode fazer numa visita à essa magnífica lagoa, e não deixe de visitá-la se estiver de viagem por Alagoas. Uma fugidinha de Maceió não custa nada, e vale muito a pena pela belíssima paisagem natural que a região oferece.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Lagoa Manguaba
Fonte da imagem: celebrealagoas.blogspot.com

Sobre a Lagoa Manguaba

A maior lagoa do estado de Alagoas é a Lagoa Manguaba, o que por si só já vale a pena uma visita. São 42 quilômetros quadrados de belezas infindáveis, e é formada pelas águas do estuário do rio Paraíba do Meio e do estuário do Rio Sumaúma.

A sua história é riquíssima. Essa lagoa assistiu ao nascimento da primeira capital do estado alagoense, junto às suas margens, na altura a Vila Madalena, que hoje é o município Marechal Deodoro.

A paisagem da região envolvente é ainda bastante preservada, e por isso ela oferece aos visitantes memórias únicas de uma natureza ainda pouco desbravada, e que esperemos continue assim por muitos e longos anos.

No entanto, e muito embora a paisagem envolvente seja quase intocada, a lagoa encontra-se em perigo iminente por causa da poluição. O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Alagoas) já constatou há três anos um sério problema com os esgotos que são lançados para a lagoa, colocando em risco sério a vida dos peixes que vivem lá.

Para se ter uma ideia real do problema, as quantidades lançadas à lagoa, equivale à cerca de 15 vezes superior à recomendada, e por isso a lagoa não é propícia para o banho, e mesmo os peixes que se pescam, ao serem comidos, colocam em causa a saúde das pessoas que os consomem.

Claro está que esse problema não retira toda a beleza que o local oferece, mas vale lembrar que é necessário um esforço conjunto para que algo seja feito, especialmente tratar do saneamento básico das cidades que fazem o despejo de seus dejetos para lá.

Onde fica a Lagoa Manguaba

A Lagoa Manguaba encontra-se localizada no litoral sul do estado de Alagoas, na linha da Praia do Francês, e paralela à AL-215, entre Marechal Deodoro e Guaxuma.

Como chegar na Lagoa Manguaba

Existem passeios de barco saindo da cidade que se encontra no extremo interior da lagoa, Pilar. Recentemente até reconstruíram o trajeto do primeiro passeio por lá.

Tem também vários passeios saindo do centro de Marechal Deodoro, junto à Avenida Maria Madalena.

O que fazer na Lagoa Manguaba

Os passeios de barco pelas ilhas e ilhotas que constituem a Lagoa Manguaba são alguns dos grandes atrativos da região, e anualmente levam milhares de turistas a passear por seus canais.

Assistir à paisagem linda do povoado de Massagueira é possível nesses passeios. Também poderá assistir ao encontro das águas da lagoa com o mar, o que torna o cenário perfeito para uma viagem de sonho.

Apreciar a beleza do parque Guaxuma é um dos tesouros que a Lagoa Manguaba tem para oferecer. A paisagem natural envolvente é inspiradora, e para nós, seres humanos, é razão para nos sentirmos diminuídos perante tamanha beleza.

Poderá aproveitar a região para dar uma passada na Praia do Francês, que fica um pouco a sul da lagoa. Vale a pena uma parada para o almoço ou jantar, e quem sabe até ficar hospedado lá. Tem hotéis muito bons, e é motivo para desfrutar de mais uns dias da Lagoa Manguaba.

Todo o Estado de Alagoas é lindo, e as suas lagoas não poderiam ser melhores e mais belas. Não é à toa que o estado recebeu esse nome. De fato, as lagoas de Alagoas são um sonho tornado realidade. Viva a natureza!

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: