Início Gastronomia Pudim de Tapioca: o doce alagoano que já encantou milhões de turistas!

Pudim de Tapioca: o doce alagoano que já encantou milhões de turistas!

1390
0
COMPARTILHAR

O Pudim de Tapioca é um dos doces mais comuns em Alagoas. Ele se faz presente em todas as mesas dos lares da região, assim como a batata-doce com leite de coco, ou o cuscuz de camarão ao leite de coco. Essa delícia típica da região deixa todos os que a provam encantados, sendo um dos grandes motivos para sempre querer voltar ao nordeste brasileiro. Confira tudo sobre esse Pudim nesse artigo.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Pudim de Tapioca
Fonte da imagem: www.receitasnestle.com.br

Sobre o Pudim de Tapioca

A tapioca, desde sempre, foi  e é muito apreciada pelos nordestinos e nortistas, mas, por causa do seu sabor único, se espalhou por todo o país, sendo que hoje já se encontra presente no cardápio de paulistas, cariocas, mineiros, e até já conquistou vários países estrangeiros.

A origem da tapioca é indígena tupi-guarani, que consumiam muita mandioca, de onde é extraída a tapioca.

De fato, a mandioca era a base da alimentação do povo brasileiro até à chegada dos portugueses, no século XV. Mas até eles se deixaram encantar pela tapioca brasileira, a qual descobriram ser um excelente substituto para o pão.

Hoje em dia vários são os diversos usos culinários da tapioca, como é o caso do Pudim de Tapioca. Além de delicioso, a receita é bem simples, podendo ser servida como lanche ou sobremesa.

Onde encontrar o Pudim de Tapioca

Existem vários restaurantes em Alagoas onde pode encontrar o Pudim de Tapioca. O melhor são aqueles que servem pratos tradicionais, como o Bodega do Sertão. Mas facilmente encontra essa sobremesa por lá, até porque é muito procurada pelos turistas, e pelos próprios habitantes da região.

Receita do Pudim de Tapioca

Quer saber como fazer esse Pudim de Tapioca? Vejamos quais os ingredientes que precisa para preparar essa delícia.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de tapioca
  • 100 g de coco ralado (geralmente é a quantidade de um pacotinho)
  • 1 litro de leite
  • 1 c. De sopa de farinha de trigo
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 ovos grandes

Como fazer o Pudim de Tapioca

Comece por juntar o leite e a tapioca, mexendo muito bem até que consiga uma mistura homogênea. Depois deixe repousar a mistura.

Num recipiente, coloque o açúcar, o coco ralado, a farinha de trigo, o leite condensado e os ovos.

Mexa muito bem todos esses ingredientes.

Assim que a massa estiver homogênea, adicione a primeira mistura, de leite e tapioca. Mexa com cuidado.

Pegue uma forma de pudim, ou uma outra forma, desde que tenha um buraco no meio, e unte com açúcar caramelado. É ele que será a base do seu pudim. Leve ao fogo antes de colocar a massa do pudim para caramelar.

Despeje a massa do pudim por cima do caramelo, e leve ao forno, para assar, em banho-maria, por aproximadamente 2 horas.

Retire do forno. Deixe esfriar e leve à geladeira até à hora de servir.

O Pudim de Tapioca é uma receita de sobremesa que deve ser servida bem fria, e por essa mesma razão é ótima para comer nos dias mais quentes de verão.

Se estiver indo para Alagoas, não deixe de provar os pratos regionais. Todos eles são verdadeiramente deliciosos, e são de comer rezando por mais.

Não deixe também de conhecer os mais variados passeios que oferecem aos visitantes. São várias as maravilhas naturais que Alagoas oferece aos que por lá passam, desde belezas naturais, como as suas praias, falésias, lagoas, até às belezas culturais, como igrejas e museus.

Além disso, as pessoas que vivem na região são fabulosas, fazendo da sua viagem ainda melhor, pois não há nada como ser recebido como se estivesse em casa.

E claro, não se esqueça de colocar em suas prioridades o Pudim de Tapioca. Uma delícia!

Pudim de Tapioca: o doce alagoano que já encantou milhões de turistas!
5 (100%) 9 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: