Início Pontos Turísticos Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: história de Maceió contada na...

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: história de Maceió contada na arquitetura religiosa

1253
0
COMPARTILHAR

Se você está de visita a Maceió, e se é daquelas pessoas que adoram história, então tem mesmo de conhecer a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Mesmo no centro da cidade, é o lugar perfeito para dar uma parada cultural enquanto passeia e visita outros pontos turísticos, como a Igreja Nossa Senhora do Livramento, ou a Igreja Bom Jesus dos Martírios.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Fonte da imagem: www.minube.com.br

Sobre a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Maceió tem uma história arquitetônica religiosa rica da época colonial, e um bom exemplo disso é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

No século XVI criaram-se as Irmandades de Nossa Senhora do Rosário, pelos Jesuítas, as quais foram desenvolvidas para as pessoas de cor, na altura escravos.

Estas associações, na época, davam uma dimensão humana aos escravos negros, e por isso a Igreja Católica, no Brasil, teve um papel fundamental para integrar os negros escravos na sociedade.

Quanto à Igreja, ela foi feita com sérias dificuldades econômicas, até porque os cativos, na altura, lutavam com muitas dificuldades. Por isso a obra foi feita com muitas ajudas externas, tendo sido feitas Loterias para angariar fundos para edificar o templo.

Data do século XIX, e segue uma linha tipicamente neoclássica. No entanto, a fachada apresenta alguns aspectos que não coincidem com essa linha arquitetônica.

O primeiro aspecto é o frontão, o qual apresenta curvas, típicas do barroco brasileiro, ao contrário do triangular típico do neoclássico.

O segundo aspecto é o tímpano do frontão, o qual deveria apresentar um nicho. Este aspecto explica-se pelo fato de que Maceió foi atingida por um processo de evolução da arte brasileira, onde os frontões eram substituídos por uma janela.

O interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é bastante simples, quer na nave, quer na capela-mor. De fato, não oferecem nada em particular.

No entanto, é na sacristia que existe uma coisa muito importante, provavelmente importado de Portugal – lavabo em mármore.

Merece destaque a torre, com cobertura bulbosa e atarrancada. Conta ainda com quatro coruchéus.

É de notar que a cobertura bulbosa é coberta de cacos de prato azuis, e ao contrário do que a maior parte dos visitantes pensa, não são azulejos.

Este é um aspecto que merece muito a nossa atenção, pois ela é a prova de que a igreja foi construída com muito pouco dinheiro, mas também demonstra a grande aptidão dos nossos artesãos negros.

A escultura de Nossa Senhora do Rosário também merece destaque. Ela segue o estilo típico do século XIX, contando com um estofamento em ouro rico.

Ao contrário do resto do tempo, o altar-mor conta com detalhes neogóticos, em madeira. No entanto, ao que tudo indica, este já será um altar-mor novo, tendo o primeiro sido demolido, infelizmente.

Outro aspecto bastante interessante é o Galo da torre da Igreja. Esse galo encerra em si várias histórias e lendas.

De acordo com a Bíblia, o galo se transformou em um símbolo de vigilância. Por isso é muito comum se verem galos nas torres das igrejas católicas, os quais começaram a aparecer no século XII.

Até ao século XVI o galo representou a vigilância do vigário. Assim sendo, em Maceió, bem no alto da torre da Igreja do Rosário dos Pretos, lá está o galo vigilante, que nos protege e nos envia sempre a sua mensagem de paz.

Onde fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos fica em frente à Travessa Rua do Sol com a Av. Moreira Lima, bem no centro de Maceió, perto da Igreja Nossa Senhora do Livramento.

Como chegar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Se estiver no litoral de Maceió é muito fácil chegar até à igreja. Basta seguir pela Rua da Paz até à Rua Barão de Maceió, onde vai dar de encontro com a Rua do Sol.

Se estiver pelo centro o melhor é mesmo ir a pé. São vários pontos turísticos perto uns dos outros, então não tem porque ir de carro.

Se quiser tem também vários ônibus que passam lá perto, e sempre é uma melhor opção do que ir de carro.

O que fazer na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Uma visita à Igreja Nossa Senhora do Livramento não pode faltar. No entanto, tem também outros pontos turísticos perto, e é sempre uma boa hora para conhecê-los a todos.

Tem, por exemplo, a Igreja Batista do Farol, ou a Catedral Metropolitana de Maceió Nossa Senhora dos Prazeres.

Se ainda não conhece a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Maceió, está mais do que na hora de conhecer, pois ela é um dos símbolos da cidade.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: história de Maceió contada na arquitetura religiosa
5 (100%) 6 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: