Início Gastronomia Umbuzada Sertaneja: o doce alagoano que lhe dá energia. Impossível resistir!

Umbuzada Sertaneja: o doce alagoano que lhe dá energia. Impossível resistir!

1040
0
COMPARTILHAR

A Umbuzada sertaneja é um dos pratos típicos de Alagoas, como a Pituzada, ou o Siri Mole ao coco. Se ainda não provou, então está na hora de viajar até ao estado alagoano, e deliciar-se com esse doce maravilhoso! Confira aqui tudo sobre a Umbuzada, descubra onde comer, e pegue a receita para experimentar em casa.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Umbuzada Sertaneja
Fonte da imagem: curcumarock.blogspot.com

Sobre a Umbuzada Sertaneja

Esse doce tipicamente alagoano é feito com a fruta umbu, ou imbu, como também é conhecida na região, nome esse que também deu origem a outro prato típico – Imbuzada. Este é um prato típico da região sertaneja de Alagoas.

Geralmente, os habitantes da região sertaneja do estado de Alagoas come esse doce no café da manhã, sendo mesmo um dos pratos mais típicos dessa refeição, até porque dá muita força para aguentar um longo dia de trabalho.

Esse doce também pode ser consumido na ceia ou na merenda, muito embora não seja tão usual.

Onde encontrar a Umbuzada Sertaneja

Se quer comer uma verdadeira umbuzada sertaneja, então deve visitar alguns restaurantes do estado de Alagoas. Existem vários que servem esse doce, até porque Alagoas não seria a mesma sem ele.

O Restaurante Bodega Sertaneja é um dos restaurantes que serve esse doce, e é um verdadeiro manjar dos deuses. O restaurante se encontra situado em Maceió. O Restaurante Manga Verde também serve essa delícia.

O famoso Bodega do Sertão, na Av. Doutor Júlio Marques Luz, em Jatiuca, também tem uma bela umbuzada, além de outros pratos típicos alagoanos. Se quer conhecer melhor a culinária típica da região, esse é um dos melhores restaurantes que pode ir.

Receita da Umbuzada Sertaneja

Para fazer uma bela umbuzada sertaneja vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 270 g de umbus verdes (cerca de 20 umbus pequenos)
  • 1,5 xícara de leite
  • ½ xícara açúcar

Como fazer a Umbuzada Sertaneja

Primeiro lave muito bem os umbus. Se encontrar cabinhos, retire-os.

Depois leve ao fogo os umbus com a água. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. A água deverá secar toda, e os umbus deverão ficar molinhos.

Adicione o leite aos umbus, assim como o açúcar. Mexa muito bem.

Leve a cozinhar outra vez os umbus, por aproximadamente 3 minutos, até que eles se desmanchem.

No final, basta passar os umbus por uma peneira para que possa separar os caroços. Pode servir quente, ou gelado, dependendo de sua preferência.

Essa receita rende 2 xícaras e meia, aproximadamente.

Poderá também cozinhar os umbus com o leite e o açúcar. Para isso deverá juntar um bocado mais de leite. Neste caso, os gránulos da coalhada se apresentam mais firmes.

Ao cozinhar primeiro os umbus em água consegue uma coalhada mais macia.

Aqui depende somente do gosto pessoal de cada um. Há quem prefira uma coalhada mais macia, e há quem prefira uma coalhada mais firme.

Alagoas oferece dos mais deliciosos pratos, sendo a umbuzada sertaneja um deles. Os doces da região são fantásticos, mas os pratos de peixes e mariscos não ficam para trás.

Se estiver de viagem até ao nordeste brasileiro, não deixe de conhecer a culinária alagoana. Não vai se arrepender. Os sabores são dos mais diversos, sendo impossível mencionar apenas um prato como o “máximo” da culinária da região.

Não poderia deixar de falar nas famosas tapiocas. Não há lugar no mundo que ofereça melhores tapiocas do que Maceió. São tapiocas das mais diversas, e vale a pena provar cada uma delas.

Quanto à umbuzada sertaneja, não existem palavras suficientes para definir a maravilha que é para o palato degustar esse delicioso doce. Experimente! Nunca mais vai provar nada tão gostoso como ele!

Umbuzada Sertaneja: o doce alagoano que lhe dá energia. Impossível resistir!
Avalie este post

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: