Início Pontos Turísticos Igreja Nossa Senhora do Livramento: a igreja mais antiga de Maceió, Alagoas

Igreja Nossa Senhora do Livramento: a igreja mais antiga de Maceió, Alagoas

1236
0
COMPARTILHAR

A Igreja Nossa Senhora do Livramento é uma das grandes atrações de Maceió, sendo uma das igrejas mais antigas da cidade, e também de todo o Estado de Alagoas, a par da Igreja Bom Jesus do Martírio. Se ainda não conhece a história desta Igreja, veja aqui nesse artigo algumas curiosidades acerca desse monumento cultural alagoense.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Igreja Nossa Senhora do Livramento
Fonte da imagem: http://arquiteturaalagoana.al.org.br

Sobre a Igreja Nossa Senhora do Livramento

Foi em 2 de maio de 1825 que se instalou a Irmandade da Igreja do Livramento, composta na altura por mulatos livres, pelo menos tudo indica isso.

A capela da Nossa Senhora do Livramento foi levantada na antiga Rua do Rosa, também conhecida como Rua Senador Mendonça, ou Rua do Livramento, em 1790, na altura coberta de palhas.

Foi só no final do século XVIII que José de Mendonça Matos Moreira, um grande devota da Nossa Senhora do Livramento, construiu um pequeno templo.

Foi iniciada a construção de um novo templo em 1825. Este também era modesto como a primeira capela, sem torre, com apenas uma porta frontal, uma cruz e duas janelinhas.

Este foi demolido e foi construída a Igreja que hoje conhecemos, em 1870. Capuchinho Frei José Maria Cataniceta foi um grande incentivador para que o povo ajudasse na construção da Igreja atual, tendo sido inaugurado só em 1883, data em que se elevou a cumeeira.

Tudo indica que se fez um aproveitamento de uma parte do templo antigo. A torre que hoje existe na igreja foi construída posteriormente, tendo sido iniciada a sua construção em 1905.

À data da demolição da igreja anterior, foram encontrados vários esqueletos nos seus alicerces. Muitas pessoas acreditavam que se tratavam de ossadas das vítimas da Cabanagem com os “Cabeludos” e os “Lisos” (1844), na altura do governo presidenciado por Dr. Bernardo de Souza Franco.

Outras pessoas acreditavam que os esqueletos ali encontrados eram de pessoas enterradas no templo por não haver cemitério na região.

Quanto à arquitetura, ela apresenta traços tipicamente neoclássicos, abrigando ainda uma pintura lindíssima da Imaculada Conceição.

Onde fica a Igreja Nossa Senhora do Livramento

A Igreja Nossa Senhora do Livramento se encontra bem no centro da cidade de Maceió, na Rua do Livramento.

Fica próxima a outras atrações turísticas, como a Catedral Metropolitana de Maceió, a Igreja Bom Jesus dos Martírios, o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, e o Museu Théo Brandão.

Como chegar na Igreja Nossa Senhora do Livramento

Estando no litoral de Maceió, deve seguir pela Rua da Paz à Rua Barão de Maceió. Seguindo sempre vai encontrar logo a Igreja Nossa Senhora do Livramento.

Tem também vários pontos de ônibus perto, então é sempre uma boa opção se quiser conhecer o centro da cidade sem ter de levar o carro para o meio do trânsito.

O que fazer na Igreja Nossa Senhora do Livramento

A visita começa bem, desde a entrada até à saída. Assim que chega, ainda do lado de fora, a grande atração além da igreja e as orações, são as doceiras, que levam grandes tabuleiros cheios de broas de milho, pé-de-moleque, e bolos de macaxeira.

Depois que entra na Igreja Nossa Senhora do Livramento, é impossível não ficar encantado com as belezas que ela tem.

Outra boa opção para encerrar o dia é aproveitar a Praia de Pajuçara, que se encontra bem perto da Igreja. A praia é muito linda, limpa, e para aproveitar os dias de calor não há nada mais perfeito.

Não se esqueça de visitar também todas as atrações turísticas do centro de Maceió. Aproveite aquelas que estão perto da Igreja Nossa Senhora do Livramento para que consiga gerir melhor o seu tempo enquanto está de visita a Maceió.

Igreja Nossa Senhora do Livramento: a igreja mais antiga de Maceió, Alagoas
5 (100%) 5 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: