Início Pontos Turísticos Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça”: museu a céu aberto em Maceió

Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça”: museu a céu aberto em Maceió

COMPARTILHAR

O Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça” é um dos pontos de cultura que não pode deixar de conhecer em Maceió, Alagoas. Foi graças a ele que se transformou o Bairro Graciliano Ramos em um verdadeiro ponto turístico, onde se junta a história e a literatura. Se ainda não conhece, dê uma olhada nesse artigo.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça”

Sobre o Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça”

Inaugurado a 15 de março de 2002, o Ecomuseu comunitário “Graciliano é uma Graça” já se tornou um dos pontos turísticos de referência para todos os visitantes.

Esse projeto nasceu da iniciativa dos próprios moradores do bairro Graciliano Ramos, e tem como principal missão desenvolver ações de cultura, arte, esportes e profissionalização.

Em 2004, data de aprovação do projeto, construiu-se a sede do ecomuseu, passando a ser feitas oficinas para construir o acervo museológico.

Desde a sua abertura, em julho de 2005, que dezenas de jovens da comunidade são estimulados a conhecer a obra de Graciliano Ramos, tendo como principal objectivo formá-los para que se tornem guias do bairro.

Já se realizaram grandes exposições na sede, e sempre encontra verdadeiras relíquias lá.

Os jovens da comunidade já fizeram 6 esculturas em cimento, as quais se encontram afixadas em fachadas de casas da região, que gentilmente foram cedidas pelos moradores.

Foram também realizados vários seminários para professores de língua portuguesa e literatura brasileira, e para estudantes, onde se mostraram os benefícios do ecomuseu para o bairro, mas também para toda a cidade.

No final de 2006, foi realizado o 1º Festival de Cultura Graciliano é um Graça, onde na altura estavam envolvidos vários grupos culturais e artísticos de Maceió.

Foi iniciativa do ecomuseu, também, as sessões de cinema nas ruas e praças da sede, onde se apresentaram filmes sobre a obra e a vida de Graciliano Ramos.

Em 2007 ganhou o prêmio Escola Viva por causa da sua grande iniciativa para explorar o contexto educacional nas praças e ruas.

Este ecomuseu tem a particularidade de ser um museu a céu aberto, que foi construído dentro do conjunto, e é constituído por ilhas literárias, distribuídas nas ruas do bairro.

Onde fica o Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça”

O Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça” fica situado no Bairro Graciliano Ramos, na Rua Principal, 1195, em Santa Amélia, Maceió.

Como chegar no Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça” 

Como o ecomuseu fica muito perto do Aeroporto Zumbi dos Palmares, é possível viajar até lá de qualquer parte do mundo, e muito por isso tem recebido turistas de vários pontos do país.

Também é por causa dessa localização que se desenvolveu muito o turismo no Graciliano Ramos, tendo gerado vários negócios, e muito emprego para a população do bairro.

Se estiver indo de carro do centro de Maceió, deverá seguir pela Rua do Imperador até à Rua do Sol, e depois deverá virar à esquerda para a Rua José Bonifácio, onde seguirá por 800 metros até virar à direita para a Rua Gen. Hermes.

Siga depois pela Av. Maj. Cícero de Goés Monteiro, Rua do Osvaldo Cruz, e continue para a Av. Emp. Jorge Montenegro Barros.

Na rotatória, vire à direita, pela rua S. Paulo, e logo depois à esquerda para a R. Firmino Correia de Araújo.

Permaneça sempre à esquerda, pela R. Israel, e 900 metros depois vire à esquerda para a Rua Dra. Nadja. Siga pela sua esquerda na R. S. José de Castro, vire à direita pela R. Projetada, novamente à esquerda pela Av. Nascente, e continue pela R. Principal até chegar ao seu destino.

O que fazer no Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça” 

O Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça” tem várias atividades novas, e por isso o melhor sempre é consultar o que estão apresentando na data da sua viagem.

No entanto, pode sempre contar com várias obras sobre a vida e obra do escritor Graciliano.

Se está de viagem por Maceió, então não deixe de visitar o Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça”. Vale muito a pena!

Ecomuseu Comunitário “Graciliano é uma Graça”: museu a céu aberto em Maceió
5 (100%) 19 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: