Início Lagoas Lagoa do Pau: mar, rio, lagoa e mata atlântica em um único...

Lagoa do Pau: mar, rio, lagoa e mata atlântica em um único local em Alagoas

COMPARTILHAR

A Lagoa do Pau é uma das mais belas paisagens naturais que o nosso Brasil tem a oferecer. Ela concilia mar, rio, lagoa, e ainda mata atlântica, o que faz dessa região uma das mais ricas em biodiversidade. Se ainda não conhece essa lagoa no Estado alagoano, então dê uma olhada aqui nesse artigo.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Lagoa do Pau
Fonte da imagem: http://celebrealagoas.blogspot.com.br

Sobre a Lagoa do Pau

Com certeza estará se perguntando o porquê de terem dado esse nome à lagoa. Bem, existem duas versões quanto à origem do nome Lagoa do Pau. Uma delas, e é a que mais é comentada, é que existia uma árvore que no seu tronco tinha uma “orelha”, a qual ia acumulando água, e onde as pessoas tomavam banho. Outra versão é que em tempos havia uma árvore bem grande na beira do rio.

Também o rio adotou esse nome, sendo Rio do Pau. As pessoas mais idosas da região falam que o rio se formou há pouco tempo, e ao invés de um rio, o que havia era um areal. Não se pode negar essa afirmação, até porque ao longo do rio podemos encontrar um manguezal cuja aparência é jovem.

Ainda se consta que a região ocupada pelo povoado teria sido ocupada, em tempos, pelo mar. este fato é corroborado por escavações que são feitas, onde se encontram indícios de vida marinha.

A Lagoa do Pau conta com uma praia de mar aberto, tons azuis, e águas quentes. Do lado direito, o Rio do Pau, com as águas mais escuras, transforma o cenário em algo realmente mágico, correndo em paralelo de encontro ao mar.

É aí que encontra uma maior infraestrutura destinada ao turismo, com quiosques e barracas servindo lagosta, camarão, entre outros pescados.

A grande parede de recifes é também um dos marcos da Lagoa, onde os pescadores sobem para pescar.

Onde fica a Lagoa do Pau

Encontra-se localizada no município de Coruripe, a cerca de 5 km ao sul da Praia de Pituba, também ela um paraíso intocado, com uma vasta fauna e arrecifes, e a 3 Km do Pontal de Coruripe, conhecido pelo seu farol da primeira metade do século XX, e tendo sido o primeiro ponto a ser visto por Pedro Álvares Cabral na sua descoberta do Brasil.

Como chegar na Lagoa do Pau

Para chegar à Lagoa do Pau deverá seguir primeiro de Maceió pela AL-100. Durante a estrada são várias as placas informando as direções até Coruripe. Assim que chegar lá, encontrará outras placas que o direcionam para a Lagoa.

O que fazer na Lagoa do Pau

O surf é um dos esportes mais praticados na região, até porque o mar tem ondas bem fortes, perfeitas para a prática desse esporte.

Como estamos numa região que contempla tanto o mar como o rio, é possível tomar banhos de água salgada e doce, o que faz da Lagoa do pau um dos destinos turísticos perfeitos para usufruir de belos e refrescantes banhos.

Se quiser aproveitar para assistir ao festival do Coco, marque a sua viagem para fevereiro. Essa é uma festa tradicional, onde se pratica pesca de arremesso, mas conta também com diversos shows em trios elétricos.

Os passeios de jangada que vão por trás dos recifes são fantásticos. Eles o levam até às piscinas naturais, excelentes para um banho. Em média, a viagem demora 1 hora, e tem um custo de aproximadamente R$15 por pessoa.

Se ainda não sabe o que fazer durante as suas férias, ou durante a escapadinha de final de semana, então é sempre uma boa ideia optar por Alagoas. Além de suas praias magníficas, toda a paisagem natural é deslumbrante, e uma visita à Lagoa do pau não pode ser descartada. Vai ficar encantado!

Lagoa do Pau: mar, rio, lagoa e mata atlântica em um único local em Alagoas
Avalie este post

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: