Início Lagoas Lagoa de Jequiá: as belezas naturais da terceira maior lagoa de Alagoas

Lagoa de Jequiá: as belezas naturais da terceira maior lagoa de Alagoas

COMPARTILHAR

A Lagoa de Jequiá é a terceira maior lagoa do estado, contando com um total de 18 Km de extensão e 1 Km de largura. Esta lagoa é aquela com maior volume de água em Alagoas, e uma das lagoas mais profundas de todo o Brasil. Se ainda não conhece, vale a pena ver aqui nesse artigo.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Lagoa de Jequiá
Fonte da imagem: www.wikimapia.org

Sobre a Lagoa de Jequiá

Ao longo da lagoa vivem aproximadamente 1500 famílias, num ecossistema que foi transformado em reserva há mais de 10 anos. É fácil perceber a estreita relação que existe entre a povoação e a lagoa.

Os mais conhecidos são os pombeiros, trabalhadores que compram peixes dos pescadores, tratam o pescado, e depois vendem em feiras.

Outra atividade muito praticada na região é o preparo do camarão torrado, que se transformou numa ótima fonte de renda para as populações, que o lavam para as feiras e mercados de toda a região, como Coruripe.

No entanto, é a pesca que mais dinheiro traz para as pessoas da região, até porque a Lagoa de Jequiá é uma fonte inesgotável de peixe. Como as pessoas da região falam, é um tesouro que nunca fecha as portas.

Embora as pessoas falem isso, nos últimos anos a variedade e quantidade de peixe tem diminuído, muito por causa da poluição, assim como a forma como as pessoas pescam (arrastão, uso de malha 15 e 20), e o desmatamento.

Por essa razão se transformou a região numa reserva extrativista, para combater os problemas da região, tentando preservar o ecossistema da lagoa.

Onde fica a Lagoa de Jequiá

A cerca de 15 Km do centro da cidade de Jequiá da Praia, a Lagoa de Jequiá esconde maravilhas naturais incríveis, assim como outros pontos turísticos do estado de Alagoas, famoso exatamente pelas várias lagoas, como a Lagoa do Roteiro.

No caminho para a lagoa de Jequiá podemos ver os povoados que se instalaram em toda a sua extensão.

Como chegar na Lagoa de Jequiá

Vindo da Barra de São Miguel, deverá seguir pela AL-101, pela Avenida Gen. Luíz de França Albuquerque, passando pelo Gunga, depois pela Lagoa Jacarecica, Jequiá da Praia, até chegar a um cruzamento, onde vira à direita pela Rua Santa Cruz, e depois pela Rua Santo Antônio.

Vindo de Coruripe, deverá seguir pela AL-101, passando pela Lagoa do Pau, Poxim, Dunas de Marapé, Jequiázinho, pegando a Rua Santa Cruz, e depois a Rua Santo Antônio.

Vindo de São Miguel dos Campos, o melhor caminho é feito pela AL-420, paralela ao Rio São Miguel.

O que fazer na Lagoa da Jequiá

A Lagoa do Jequiá é um paraíso para os turistas que adoram natureza. Apreciar a paisagem natural é imperdível, até porque a grande extensão dessa lagoa permite que descubra um sem fim de ecossistemas.

Como está perto de Jequiá da praia, pode aproveitar para conhecer a Praia Barra de Jequiá também. A praia é muito linda, onde pode assistir ao encontro das águas doces com o mar.

Além disso, oferecem belos passeios de barco para conhecer a região. É bastante agradável, e os passeios duram, em média, 3 horas. No entanto, vale a pena fazer um agendamento prévio, até porque os barcos têm uma capacidade limitada.

Não podemos deixar de sugerir os pratos da região. Os pescados são formidáveis, e sempre fresquinhos. Experimente o camarão torrado, especialidade da Lagoa de Jequiá.

A prática de surf também é uma das atividades mais procuradas pelos turistas devido às suas grandes ondas.

Os banhos de argila também são famosos, e é possível fazê-los nos passeios de barco. O melhor é perguntar lá. As pessoas são bem simpáticas e acolhedoras, e com certeza darão todas as indicações que você precisa.

Ainda em dúvida para onde ir estas férias? Não pense mais! Se adora natureza, então a Lagoa de Jequiá é a escolha perfeita!

Lagoa de Jequiá: as belezas naturais da terceira maior lagoa de Alagoas
5 (100%) 6 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: