Início Pontos Turísticos Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo: um dos pontos culturais mais importantes...

Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo: um dos pontos culturais mais importantes de Maceió

COMPARTILHAR

A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo é um dos pontos culturais mais importantes de Maceió, e por isso não pode deixar de visitá-la se estiver de viagem marcada para a capital do estado alagoense. Não se esqueça também de visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ou a Galeria Karandash.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo
Fonte da imagem: www.mapio.net

Sobre a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Por volta de 1820, foi edificado o primeiro templo modesto, na altura feito pelo português João Antônio Martins. Nessa altura, Jaraguá tinha apenas alguns casebres no meio dos coqueirais.

A igreja, à data, era feita de taipa, coberta de telhas, e muito modesta. Estava localizada na General Lavenère Machado, a antiga Praça 11 de junho.

A João Antônio Martins está também associada a construção das primeiras habitações definitivas da região, com a ajuda dos seus irmãos.

À medida que o bairro foi crescendo, houve a necessidade de se aumentar a igreja, que se mostrava pequena para as pessoas que a procuravam.

Ao que tudo indica, os alicerces da nova igreja são de 1860. No entanto, foi só a 15 de janeiro de 1888 que a pedra fundamental foi lançada.

A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, atual Matriz de Jaraguá, estava de frente para a antiga capelinha, que depois da sua demolição deu origem à hoje praça da Matriz.

As obras ficaram paralisadas por bastante tempo, tendo sido reiniciadas aos poucos, à medida que os recursos iam aparecendo.

Só em meados de 1930 é que a igreja se encontrava quase finalizada, mas um dos pedreiros avisou para um possível desabamento de uma das partes da igreja, aviso esse que foi confirmado, tendo desabado a parte frontal da torre que estava situada do lado esquerdo.

Foi em 1941 que o engenheiro Carlos Mornay fez uma cópia da planta de Maceió, na altura feita por José da Silva Pinto, quando acrescentou o bairro de Jaraguá, onde já se encontrava a capela de Nossa Senhora Mãe do Povo.

A título de curiosidade, o fundador da primeira Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, João Antônio Martins, faleceu nessa mesma capelinha, vítima de um infarto fulminante, a 30 de abril de 1831. Diz-se que esse infarto se deu em decorrência de uma revolta por parte de extremistas alagoanos contra os portugueses que na altura residiam e trabalhavam em Maceió.

Onde fica a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo está localizada na R. Barão de Jaraguá, no Bairro de Jaraguá, já no final da Praia de Pajuçara.

Como chegar na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

Vindo do centro de Maceió, deverá seguir pela AL-101, pela Av. Dr. Antônio Gouveia até à R. Sá e Albuquerque. Siga pela R. Sá e Albuquerque e pegue a Praça Dois Leões até à Praça Bom Jesus dos Navegantes.

O que fazer na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo

A região é riquíssima em atrações turísticas, tanto que Maceió se tem vindo a transformar em um dos destinos turísticos preferidos dos brasileiros.

Além de ter inúmeros monumentos, as suas praias são magníficas, com as características apaixonantes das praias alagoenses.

Por isso, quando estiver de visita à Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, não pode deixar de visitar a Praia de Pajuçara.

Pode também aproveitar para visitar outras atrações, como o Museu da Tecnologia, ou o Museu da Imagem e do Som de Alagoas.

Se ainda está na dúvida acerca do seu destino das próximas férias, não deixe de visitar Alagoas, em particular Maceió. Os seus encantos são inesgotáveis, e a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo é um deles.

Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo: um dos pontos culturais mais importantes de Maceió
Avalie este post

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: