Início Pontos Turísticos Igreja Bom Jesus dos Martírios: o melhor da arquitetura de Alagoas

Igreja Bom Jesus dos Martírios: o melhor da arquitetura de Alagoas

COMPARTILHAR

A Igreja Bom Jesus dos Martírios é um dos pontos de visita em Maceió imperdíveis, muito por contemplar tudo o que de bom existe na arquitetura alagoense, assim como a Igreja Nossa Senhora do Livramento, ou a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Se ainda não conhece a história da Igreja dos Martírios, vale a pena a conferida nesse artigo.

Igreja Bom Jesus dos Martírios
Fonte da imagem: Divulgação

Sobre a Igreja Bom Jesus dos Martírios

Foi no dia 3 de maio de 1833 que se fundou a Irmandade de Bom Jesus dos Martírios, liderada pelo negro Manoel Luís Correia e outros, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Foi nessa altura que se começou a pensar na construção de uma nova capela, a qual ficaria a sede da nova Irmandade.

Foi assim que, 3 anos depois, através de José Antônio Rodrigues, se começou a construção de uma pequena capela, a qual se encontrava no mesmo local da atual Igreja Bom Jesus dos Martírios, na Praça dos Martírios, também conhecida como Praça Floriano Peixoto.

Jerônimo da Costa de Belém foi quem esteve à frente da construção da capela, assim como o provedor José Antônio Rodrigues, contando com a ajuda de vários fiéis.

À data, a capela era feita de alvenaria, assim como alicerce de pedra construído com óleo de baleia (muito usado na época). Era coberta de madeira e telhas, sendo que a madeira usada veio do morro do Jacutinga, situado por trás da capela.

Menos de 30 anos depois da sua construção, a capela já ameaçava ruir. Foi então que, homens com mais dinheiro do que aqueles que estavam à frente da construção da primeira capelinha, ergueram a Igreja atual, entre os quais se encontravam o Sr. Tibúrcio Alves de Carvalho.

Em 1869, muito embora ainda não estivesse a obra completada, já se realizavam cerimônias.

A cumeeira foi colocada no final de outubro de 1880, e um ano depois deu-se a bênção solene da Igreja.

Alguns indícios indicam que até 1915, na entrada da Igreja Bom Jesus dos Martírios havia vários ex-votos, que foram retirados de uma sociedade elitista e modernizada pelo puritanismo.

Foi assim que a igreja se aristocratizou, tendo sido tomada pelos brancos.

No que toca à arquitetura da igreja, considerada uma das mais bonitas de Maceió, conta com uma fachada eclética, com traços neogóticos, onde podemos ver os arcos apontados, assim como vários adornos ao estilo Rococó, em alto-relevo.

Tem também lindos azulejos portugueses, e um frontão triangular magnífico com três cruzes no tímpano.

Tem também algumas linhas neoclássicas, visíveis no retábulo do altar-mor com frisos dourados e fundo branco.

Já a nave tem um traçado colonial, com formato de “T”. A capela-mor é profunda e estreita.

Na década de 60 foram roubados vários azulejos portugueses da Igreja, tendo sido recolocados em 1970, trazidos de Portugal por frei Caetano.

Em 1986 a prefeitura abriu uma rua em frente à escadaria da Igreja Bom Jesus dos Martírios, descaracterizando o templo, pois a escadaria daria quase até ao centro da praça, ficando quase totalmente destruída.

Onde fica a Igreja Bom Jesus dos Martírios

A Igreja Bom Jesus dos Martírios está localizada na Av. Moreira e Silva, bem no centro de Maceió – Alagoas.

Como chegar na Igreja Bom Jesus dos Martírios

De comboio, tem uma estação perto da Igreja, em Lourenço de Albuquerque. Tem também vários ônibus que passam por lá. Mas o melhor é perguntar aos moradores da região, pois estão mais a par dos horários, e sabem os melhores itinerários.

De carro, siga pela rua do sol até chegar ao cruzamento com a Av. Moreira e Silva, e vire à sua direita. É logo ali junto do cruzamento, na Praça.

O que fazer na Igreja Bom Jesus dos Martírios

Há muito para ver na Igreja Bom Jesus dos Martírios. A capela-mor, onde fica o altar-mor da Igreja, é lindíssima. O Coruchéu também, com o remate piramidal.

Tem ainda o quadro dos ex-votos, o retábulo de pedra e talha de madeira.

Aliás, toda a Igreja, em seus ínfimos pormenores tem os seus encantos, e por isso mesmo não poderá faltar a sua visita.

Não deixe de passar na Igreja Bom Jesus dos Martírios quando passar no centro de Maceió. Não se vai arrepender.

Igreja Bom Jesus dos Martírios: o melhor da arquitetura de Alagoas
Avalie este post

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: