Início Gastronomia Batata-doce com leite de coco: apaixone-se por esta sobremesa alagoana

Batata-doce com leite de coco: apaixone-se por esta sobremesa alagoana

COMPARTILHAR

A Batata-doce com leite de coco é uma das sobremesas que tomaram conta das mesas das famílias alagoanas, mas, nos últimos tempos, tem passado para muitas outras famílias, especialmente para as adeptas do vegetarianismo por suas características nutritivas. Veja tudo sobre esse prato aqui, e aprenda a receita também. Não deixe de conhecer ainda outros pratos típicos da região, como a Pituzada ou a umbuzada sertaneja.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Batata-doce com leite de coco
Fonte da imagem: www.cantinhovegetariano.com.br

Sobre a Batata-doce com leite de coco

Embora a origem deste prato seja tailandesa, esta é uma das sobremesas mais presentes na gastronomia alagoana, tendo mesmo tomando conta das mesas mais tradicionais do estado. O coco é um dos ingredientes mais usados em Alagoas, até porque não faltam coqueiros na região. Agora, adicionado à batata-doce, também famosa na região, que acompanha diversos pratos regionais.

Onde encontrar a Batata-doce com leite de coco

Muitos dos restaurantes que servem comidas típicas brasileiras têm batata-doce com leite de coco para sobremesa. De entre os melhores restaurantes de Alagoas que serve essa iguaria encontramos:

  • Restaurante Bodega do Sertão
  • Restaurante Casa da Mainha
  • Restaurante Divina Gula

No entanto, encontra esta bela e deliciosa sobremesa em muitos outros lugares, espalhados por todo o estado.

Mas vale lembrar que, mesmo fora do estado de Alagoas, consegue encontrar essa sobremesa, muito embora não cheguem aos pés da que se faz em solo alagoano.

Receita da Batata-doce com leite de coco

Para fazer batata-doce com leite de coco vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 3 Kg de batata-doce branca
  • 4 c. Sopa de manteiga
  • 1 lata de creme de leite
  • 500 ml de leite de coco
  • 1 Kg de açúcar

Como fazer o Batata-doce com leite de coco

Para fazer a sua batata-doce com leite de coco, comece cozinhando a batata em água abundante. Assim que a batata-doce estiver bem cozida, tire do fogo e deixe esfriar.

Quando esfriar, retire a casca.

Amasse as batatas para obter um purê.

Volte a levar as batatas para uma panela. Adicione o açúcar, o leite de coco e a manteiga. Adicione também o leite condensado e o creme de leite.

Misture muito bem todos os ingredientes.

Deixe cozinhar, sem parar de mexer, até que apure todos os sabores.

No final enfeite com cerejas.

Esta é uma receita típica de Alagoas, e é muito comum estar presente na mesa do café da manhã das pessoas desta região do país.

Se por acaso estiver visitando o estado por esses dias, não deixe de provar essa sobremesa. No entanto, não deixe de provar outros pratos típicos de Alagoas. Desde sobremesas a pratos salgados, o estado alagoano oferece uma grande diversidade de sabores, uns melhores do que os outros.

Sem dúvida, não são só as belas paisagens, as belas gentes, as lindas lagoas e praias que fazem desse estado um dos mais procurados do país. A sua gastronomia é das mais ricas do mundo, com ingredientes que raramente se encontram em qualquer outro lugar do mundo, e é isso que torna tão especial essa região.

Prova disso é o grande número de turistas que tem vindo a Alagoas nos últimos tempos. A infraestrutura dedicada a turistas tem aumentado imenso, e cada vez mais os visitantes têm buscado provar os pratos regionais, e eles têm deixado todos encantados.

Para saber um pouco mais sobre o que Alagoas tem a oferecer, não deixe de ver os nossos artigos dedicados em exclusivo às belezas alagoanas. Desde as praias, aos passeios inesquecíveis, monumentos, espaços culturais, restaurantes, e várias atividades.

E claro, não deixe de ver os mais variados pratos típicos da região. Experimente também a batata-doce com leite de coco. Depois venha aqui nos contar o que você achou. Adoramos saber o que pensa.

Batata-doce com leite de coco: apaixone-se por esta sobremesa alagoana
5 (100%) 3 votos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO: